Prosperidade será discutida durante Fórum Mundial de Produtores de Café
Previsão do Tempo
close
Previsão do Tempo
Fórum Mundial de Produtores de Café discute prosperidade

Fórum Mundial de Produtores de Café discute prosperidade

A terceira edição do evento também falará de sustentabilidade. Evento acontece virtualmente no dia 15/07, com a participação de autoridades do setor

2 minutos de leitura

O 3º Fórum Mundial de Produtores de Café acontecerá no dia 15 de julho, virtualmente, para debater a criação de Planos Nacionais de Sustentabilidade do setor cafeeiro. Participarão diversas autoridades de vários países, desta vez, em Ruanda, na África. O Fórum acontece a cada dois anos e já contemplou a Colômbia e o Brasil.

A segunda edição, em 2019, em Campinas/SP, foi organizada pelo Conselho Nacional do Café (CNC) em parceria com a Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA) e a Cooperativa dos Cafeicultores da Zona de Varginha (Minasul). A cada edição são esperados representantes dos produtores rurais, indústrias, governos, agências multilaterais e ONGs de mais de 40 países. 

Em notícia divulgada pelo CNC – Conselho Nacional do Café o presidente da entidade, Silas Brasileiro, afirma que o Fórum é uma excelente oportunidade para reunir e debater mundialmente sobre o futuro do setor cafeeiro. “Precisamos pensar nas gerações de cafeicultores futuras, em tornar a produção de café cada vez mais sustentável, com garantia de renda digna aos produtores”.

Fórum Mundial de Produtores do Café

Em 2021, o evento terá uma parte online por conta da pandemia da Covid-19. Os especialistas abordarão a prosperidade dos cafeicultores e a sustentabilidade da cadeia de valor mundial do café.

Objetivo do evento

Ainda de acordo com a notícia do CNC, o Fórum tem como foco analisar e desenvolver uma agenda ambiciosa rumo à verdadeira prosperidade da produção de café, permitindo à cada geração de produtores condições de vida melhores que a geração anterior. 

Programação

O Fórum será dividido em duas partes: a primeira (em julho) virtualmente, que servirá de base para a consolidação do conceito de prosperidade dos cafeicultores e a cooperação internacional necessária para alcançá-la. Já a segunda parte será presencial na cidade de Kigali, Ruanda, em julho de 2022, e terá como foco a apresentação das diretrizes dos Planos Nacionais de Sustentabilidade da Produção de Café que visam ajudar os países produtores a desenvolver tais planos. Um percurso virtual por terrenos cafeeiros na Ruanda trará aos participantes do evento a oportunidade de explorar e descobrir diferentes modelos de cafezais.

O Terceiro Fórum Mundial de Produtores de Café contará com a participação da Ministra de Agricultura da Ruanda, Dra. Gerardine Mukeshimana, do ex-Primeiro Ministro da Etiópia, Hailemariam Desalegn, do ex-presidente da Costa Rica, José María Figueres, do Banco Mundial, entre outras autoridades.

O evento online será gratuito e terá tradução em inglês, espanhol, francês e português. Para se inscrever acesse aqui.