História do café é tema de exposição do MAB FAAP em São Paulo
Previsão do Tempo
close
Previsão do Tempo
História do café é tema de exposição do MAB FAAP em São Paulo

História do café é tema de exposição do MAB FAAP em São Paulo

Evento pode ser conferido no Museu de Arte Brasileira da Fundação Armando Alvares Penteado, de 21 de julho a 19 de setembro

2 minutos de leitura

O café é tema de exposição do MAB FAAP – Museu de Arte Brasileira da Fundação Armando Alvares Penteado.

O evento começa dia 21 de julho e seguirá até 19 de setembro.

A exposição apresentará diversos aspectos como a produção da bebida, os impactos históricos e hábitos. Além disso, mostrará os saberes e desdobramentos no campo das artes, da literatura, da música e do cinema. A informação é da Revista Cafeicultura.

O evento, ainda, abordará a bebida a partir de uma perspectiva global, mas seguindo dois eixos. O primeiro: o café enquanto patrimônio ativo mundial. Já o segundo: tema das diferentes linguagens artísticas.

A curadoria é de Marília Bonas e Pedro Nery. Segundo a curadora, a exposição tem como objetivo atender ao desejo de milhares de pessoas envolvidas na cadeia do café.

Programação

A reportagem ainda conta que mesas digitais e animadas apresentarão a trajetória da bebida, desde a cadeia de produção ao consumo.

Além disso, contará a sua história e importância ao redor do globo. Assim, neste espaço, o público terá a oportunidade de conhecer as características e curiosidades sobre o preparo e o consumo em diversos países.

Outra área, entretanto, estará dedicada aos objetos ligados à cultura do café, utilizados na produção, no preparo e no consumo. Isto porque máquinas e louças, entre outros materiais, compõem a exposição.

Outro eixo do evento apresentará o café, mas em três áreas relacionadas.

A primeira dedicada à fotografia, com produções inéditas em São Paulo de dois fotógrafos. São eles: Armínio Kaiser, que registrou cafezais no interior de São Paulo e do Paraná nas décadas de 1950 e 1960; e o artista colombiano Jorge Panchoaga, cuja série CasiCafé (Quase Café) nunca foi apresentada no Brasil.

A segunda dedicada a artes visuais, apresentando uma seleção de obras que tratam do tema nas mais distintas linguagens e concepções.

A terceira área, então, que traz um passeio histórico pela influência que o café vem exercendo nas produções culturais humanas. Assim, o público terá a chance de conhecer, por meio de uma narração, como o café inspirou produções na literatura, na música e no cinema.

A exposição “Café Mundo” é viabilizada por meio da Lei de Incentivo à Cultura.

A realização, no entanto, é do Ministério do Turismo, Secretaria Especial de Cultura e Brahmi Cultural.

A produção está a cargo da Frida Projetos Culturais, enquanto que a coordenação geral pertence a Tudo Cultural com parceria institucional do MAB FAAP.

Serviço

Exposição Café Mundo – MAB FAAP

Período de visitação: de 21 de julho a 19 de setembro de 2021

Horário: das 11h às 17h, todos os dias da semana, exceto às terças-feiras.

Endereço: R. Alagoas, 903 – Higienópolis – São Paulo

Informações: (11) 3662-7198

Agendamento de visitas: https://visitante.agendamento.faap.br

Entrada: Gratuita

Exposição Digital: www.cafemundoexpo.com.br