illycaffè divulga os 40 finalistas do 31° Prêmio Ernesto Illy
Previsão do Tempo
close
Previsão do Tempo
illycaffè divulga os 40 finalistas do 31° Prêmio Ernesto Illy

illycaffè divulga os 40 finalistas do 31° Prêmio Ernesto Illy

Premiação analisou 754 amostras de café arábica da safra 2021/2022 nas principais regiões produtoras

2 minutos de leitura

A illycaffè selecionou os 40 produtores de café finalistas do 31º Prêmio Ernesto Illy de Qualidade Sustentável do Café para Espresso.

Assim, a Experimental Agrícola do Brasil, braço da illycaffè no país, analisou 754 amostras enviadas. Então, participam as principais regiões produtoras de café arábica de grãos da safra 2021/2022.

A análise foi feita conforme critérios da Comissão Julgadora da premiação, composta por Especialistas Seniors em espresso da illycaffè.

Finalistas do 31° Prêmio Ernesto Illy

Como resultado, o maior produtor nacional, Minas Gerais, dominou a lista de finalistas do 31º Prêmio Ernesto Illy. Assim, o estado tem 38 dos 40 finalistas.

Desse modo, eles são provenientes das quatro regiões cafeeiras mineiras: Cerrado Mineiro, Sul de Minas, Matas de Minas e Chapada de Minas.

Por fim, entre os dois restantes da relação está um representante de São Paulo, e uma produtora de Goiás, representando a região Centro-Oeste.

“A cada ano que passa a disputa fica mais acirrada. Já virou hábito dizer que a seleção dos 40 finalistas é muito difícil. Isto porque os produtores estão se aprimorando cada vez mais nos cafés de qualidade”, diz Aldir Teixeira, Presidente da Comissão Julgadora.

Premiação

A cerimônia de premiação, prevista para o segundo trimestre de 2022, vai revelar os seis melhores cafés do país.

Os três primeiros ganharão viagem para fora do Brasil para participar do 7º Prêmio Ernesto Illy Internacional. Na ocasião, haverá a divulgação da ordem de classificação entre eles (primeiro, segundo e terceiro colocados).

Na cerimônia do 31° Prêmio Ernesto Illy também serão conhecidos os melhores classificadores segundo o Prêmio Classificador do Ano e os premiados das categorias regionais.

Para esta premiação, a illycaffè divide o mapa do país em 10 regiões: Cerrado Mineiro, Sul de Minas, Chapada de Minas, Matas de Minas, Espírito Santo, Norte/Nordeste, Rio de Janeiro, São Paulo, Sul e Centro-Oeste.

Veja abaixo a lista de finalistas nacionais (a ordem alfabética não revela qualquer colocação):