Inmet mostra panorama de chuvas e temperatura até abril de 2022
close
Inmet mostra panorama de chuvas e temperatura até abril de 2022

Inmet mostra panorama de chuvas e temperatura até abril de 2022

Para o agro, essa previsão significa um período maior de preparação entre o plantio de culturas, evitando riscos e aumentando a produtividade

2 minutos de leitura

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) apresentou nessa quinta-feira, 18, o panorama de chuvas e temperatura até abril de 2022.

Assim, pela primeira vez, existe uma previsão do clima com as tendências de chuvas e temperaturas para os próximos seis meses.

O panorama, que começa no final de novembro de 2021 e se estende até abril de 2022, é baseado na observação de dados passados e no comportamento da atmosfera. Desta forma, é diferencial para a tomada de decisão do produtor rural, bem como para o planejamento da geração hídrica do país.

Assim, durante live de comemoração dos 112 anos do Inmet foi feita a apresentação dos dados.

“A previsão de seis meses dará ao produtor rural a possibilidade de se planejar, em termos de meteorologia, para todo um ciclo de safra. Assim, isso pode garantir maior produtividade desde que se faça uma gestão climática da produção rural”, explica o diretor do Inmet, Miguel Ivan Lacerda.

Panorama de chuvas e temperatura

Novembro tem se mostrado um mês com muita chuva na faixa centro-norte do Brasil. A princípio, o resultado do modelo de previsão do Inmet indica que, até o final do mês, esse padrão será mantido. Além disso, são previstas chuvas abaixo da média para a Região Sul.

Por outro lado, a previsão para dezembro indica chuvas abaixo da média (entre 10 e 50mm) no Rio Grande do Sul, oeste de Santa Catarina, norte de Minas Gerais, Acre, sudoeste do Amazonas e em áreas do Matopiba (região que abrange áreas dos Estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia). Nas demais áreas, as chuvas deverão ficar próximas ou ligeiramente acima da média.

Para 2022

Ao passo que, em janeiro, são previstas chuvas abaixo da média. Isso em Goiás, Minas Gerais, Distrito Federal, Espírito Santo e no centro do Mato Grosso do Sul. Bem como sul e leste de Tocantins, sul do Piauí e na Bahia (exceto no leste do Estado). Por outro lado, a Região Sul poderá ter chuvas ligeiramente acima da média. Assim como o Estado de São Paulo e a faixa norte do Brasil.

Fevereiro poderá ter chuvas irregulares em praticamente toda a região central e o Sul do País. Assim, destaque para áreas do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina onde o modelo indica, novamente, chuvas abaixo da climatologia (média).

No início do Outono (meses de março e abril), o modelo de previsão climática do Inmet indica chuvas abaixo da média na Região Sul e no Mato Grosso do Sul e no sul do Mato Grosso.

Em março de 2022, a tendência é de chuva acima da média no Amazonas, Roraima, Pará, Piauí e centro e sul do Ceará. Por fim, também há uma tendência de chuva acima da média no sul de Minas Gerais e norte de São Paulo, região de reservatórios importantes para o setor elétrico.

Temperatura média nos próximos 6 meses

De modo geral, as temperaturas deverão ficar acima da média (até 1°C) na área central do Brasil entre os meses de dezembro de 2021 e fevereiro de 2022. Do contrário, na Região Sul, as temperaturas deverão ficar próximas à média durante esse mesmo período.

Os resultados do modelo do Inmet para os meses de março e abril de 2022 indicam temperaturas de normal a acima da média para praticamente toda a Região Sul. Assim, esse pode ser um sinal de que ainda não haja formação de geadas no início do outono.

Essas previsões são atualizadas mensalmente e que há um aprimoramento contínuo dos resultados.

Confira a Previsão Climática para os próximos 6 meses aqui.