Inteligência artificial aponta momento certo para colheita - hubdocafe.com.br
Previsão do Tempo
close
Previsão do Tempo
Inteligência artificial aponta momento certo para colheita

Inteligência artificial aponta momento certo para colheita

Cafeicultores contarão com tecnologia que aponta o estágio de maturação do café

2 minutos de leitura

Colher grãos de qualidade. Este é um dos principais desafios dos produtores de café. Para trazer resultados com mais precisão neste sentido, uma tecnologia está sendo criada para apontar aos produtores o momento certo de colher café de qualidade. Isto porque a startup de inteligência artificial Adroit Robotics está iniciando um novo projeto para a aplicação da tecnologia Leafsense nos cafeeiros para possibilitar a detecção do ponto de maturação dos frutos, além de presença de pragas. A tecnologia, que está recebendo o financiamento da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), desempenhará suas funções por meio de sensores, visão computacional e softwares inteligentes, permitindo a total automatização e aplicação em escala comercial nos cafezais. A matéria completa sobre esta novidade para a cafeicultura pode ser acessada aqui

O projeto 

Com duração de 24 meses, a pesquisa tem como objetivo desenvolver tecnologias para o monitoramento contínuo e automático da evolução de lavouras cafeeiras, disponibilizando informações que permitam aos produtores a tomada de decisões de manejo mais rápidas e assertivas.

O diretor de pesquisa da empresa, Plinio Thomaz Aquino Jr., explica que serão utilizados sensores capazes de coletar imagens de alta resolução, montados nos tratores e máquinas agrícolas durante suas operações normais de manejo, de forma a garantir periodicidade e automatização no monitoramento. “Os dados coletados são enviados serão processados e disponibilizados para o cafeicultor de maneira muito rápido, alguns dias ou menos”, diz. 

Para Samuel Giordano, apoiador e consultor do projeto, um dos pontos altos da pesquisa será a mudança de como o cafeicultor se programa para colher. Isso diz respeito ao estágio de maturação dos frutos, importante parâmetro na qualidade do café. Ele explica que ao conhecer o grau é possível determinar o melhor período para a colheita, bem como configurar o maquinário de modo que eles extraiam apenas os grãos maduros. “Quanto mais vermelhos, completamente desenvolvidos e maduros, melhor será o café, mais qualidade ele vai obter após as técnicas de secagem e pós-colheita”, afirma o professor doutor.