Presença feminina na história do café é tema de exposição
Previsão do Tempo
close
Previsão do Tempo
Museu do Café aborda mulher na história do café em exposição

Museu do Café aborda mulher na história do café em exposição

Evento estará disponível para visitação presencial a partir de 23 de julho. Inauguração será transmitida online no dia 22/07

2 minutos de leitura

O Museu do Café inaugurará a exposição “O Feminino no Café, 1870-1930” no dia 22 de julho, com live no Instagram às 17h.

No entanto, o evento segue no dia 23 com visita presencial. O Museu é da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo.

Como as mulheres marcam presença neste cenário e no passado como era essa participação no circuito do “ouro verde”? O que se sabe sobre as suas experiências?

A exposição tem como objetivo esclarecer e enaltecer esses pontos.

Para desenvolver o debate, o MC formou um grupo de estudos reunindo mulheres de vários setores da instituição e esta equipe se dedicou a explorar diversas obras de história do Brasil e outros temas.

A pesquisa, no entanto, mostrou que a presença feminina ficava oculta sob a imagem dos “barões”, comissários, ou, até mesmo, de homens trabalhadores.

Mas, nas últimas décadas, pesquisas resgataram e problematizaram a participação feminina na cadeia produtiva do grão, e de mulheres que, com o dinheiro do café, atuaram nos campos da cultura e da política.

A exposição trará objetos, documentos, imagens e reprodução de vestimentas, organizados nos perfis: escravizadas, colonas, fazendeiras, artistas e patronesses.

Mas, é importante lembrar que dentro desses núcleos existe uma diversidade de condições econômicas e sociais, motivações e atuações.

As informações são da Revista Cafeicultura.

Live Mulheres e o Café

No dia 20, às 17h, um encontro ao vivo entre os museus do Café e da Imigração abordará o desenvolvimento da curadoria dessa mostra temporária do MC, e da “Mulheres em movimento”, cujo lançamento ocorrerá em breve, pelo MI.

A transmissão no Instagram renderá um bate-papo, pois aprofundará questões de gênero, poder e silenciamento.

Museu do Café

Rua XV de Novembro, 95 – Centro Histórico – Santos/SP

Telefone: (13) 3213-1750

Funcionamento: terça a domingo, das 11h às 17h (bilheteria encerra às 16h).

R$ 10,00 e meia entrada para pessoas com mais de 60 anos, aposentados, estudantes, crianças e jovens entre 08 e 16 anos, professores da rede particular de ensino e jovens de baixa renda entre 15 e 29 anos.

Grátis aos sábados

Acessibilidade no local

museudocafe.org.br