Museu do Café comemora 24 anos com exposições e degustações
Previsão do Tempo
close
Previsão do Tempo
Museu do Café comemora 24 anos de atividade com exposições, seminários e degustações

Museu do Café comemora 24 anos de atividade com exposições, seminários e degustações

Todas as atividades aproximam o público da história do café, da sua importância cultural e seus sabores

3 minutos de leitura

O Museu do Café está com uma programação diversificada agora em março, em comemoração aos seus 24 anos de atividade. Ou seja, conta com opções para agradar todos os tipos de coffee lovers: de exposições; seminários e palestras – presenciais e on-line; a minicursos de degustação de café e formação de baristas. O museu ocupa as instalações do antigo prédio da Bolsa Oficial de Café. Foi inaugurado em 1922 como parte das comemorações do centenário da independência do Brasil. Algumas atividades são gratuitas.

Além disso, com o objetivo de preservar e divulgar a história do café no Brasil e no mundo, o Museu tem atividades que ajudam a reforçar aspectos culturais, históricos, educativos e artísticos sobre o café. Assim, por meio de objetos, documentos e recursos audiovisuais, a instituição mostra ao público a evolução da cafeicultura e o desenvolvimento político, econômico e cultural do país.

Exposições

As exposições temporárias o Mundo em Rede: as telecomunicações e o café; e o Feminino no Café (1870 a 1930) são dois dos destaques da programação. Na primeira delas, o foco é mostrar o quanto alguns objetos foram responsáveis e importantes ferramentas para corretores, comissárias e exportadores. Ou seja, a importância da telecomunicação e suas transformações no desenvolvimento do setor cafeeiro.

Entretanto, na Exposição O Feminino no Café (1.870-1.939), o objetivo é contar e remontar a participação das mulheres na historiografia do café. Isso porque por muito tempo elas não tiveram qualquer destaque. Assim, para colocar o espectador em contato com essa realidade suprimida, a mostra traz objetos, documentos, imagens e reprodução de vestimentas para as diferentes posições sociais que as mulheres ocupavam: escravizadas; colonas; fazendeiras; artistas; e patronesses.

Mês da Mulher e 24 anos de história

Ademais, em comemoração aos 24 anos do museu, a artista Flávia Junqueira realizará nos dias 12 e 13, das 10h às 18h, uma intervenção artística. A fotógrafa, que é doutora em Arte Visuais (UNICAMP) e mestre em Poéticas Visuais (USP), criará uma instalação baseada nas suas obras, que têm como protagonista o balão. Assim, o objetivo da artista é promover cenários lúdicos em patrimônios históricos e pontos turísticos nacionais.

Seminário Brazilian Coffee Day

Em comemoração a inauguração da exposição “Viaggio Nella Terra Del Caffé”, na Accademia del Coffee DayCaffè Espresso na Itália, no dia 18 de março, as instituições idealizadoras realizarão um seminário com palestras relacionadas às temáticas como café, imigração e sustentabilidade, que poderão ser acompanhadas on-line.

Por fim, a programação completa está disponível no site do Museu.

Palestra “Cartografia Afetiva”

Em referência ao Dia Internacional da Mulher, o Museu promoverá, no dia 19 de março, às 14h, a palestra presencial “Cartografia afetiva – Registro de memórias através da literatura de mulheres negras”. A poeta, fotógrafa e educadora Ornella Rodrigues mediará o encontro.

Curso e degustação 

Além disso, ministradas pelos profissionais que lideram os cursos de barista da instituição, as degustações possibilitam que o público tenha contato com alguns cafés gourmet. Para conhecer melhor seu processo de cultivo, sabores e notas, de 12 a 26 de março, das 11h às 15h. Mas, é necessário retirar os ingressos na bilheteria.

Para quem além de degustar pretende aprender um pouco mais, de 14 a 18 de março será realizada a Semana de Formação do Barista. Entretanto é necessário fazer a inscrição. Ao longo das aulas, os coffee lovers aprenderão a transformar a paixão pelo café em profissão. Serão ensinados processos como a torra e a moagem do grão, receitas de bebidas clássicas e manutenção dos equipamentos.

Por fim, para fechar o mês de março, no dia 30 acontece o Dica do Barista. Um encontro no Centro de Preparação do Café do Museu. Os participantes poderão aprender na prática a extrair o melhor do cafezinho em casa. Isso com algumas orientações simples sobre quantidade de pó, água e métodos de preparo. Mas, é necessário fazer inscrição, pelo e-mail: [email protected]