Museu do Café reúne tradição, história, sabores e aromas - hubdocafe.com.br
Previsão do Tempo
close
Previsão do Tempo
Museu do Café reúne tradição, história, sabores e aromas

Museu do Café reúne tradição, história, sabores e aromas

O local turístico, instalado em um prédio com 6 mil metros quadrados, na cidade de Santos (SP), possui uma coleção de obras de arte e mobiliários de época

2 minutos de leitura

O Museu do Café, instalado em um prédio com 6 mil metros quadrados, na cidade de Santos (SP), reúne tradição, história, sabores e aromas por meio de suas diversas atrações que vão desde as exposições até os serviços da loja temática e cafeteria disponíveis aos visitantes.

A atração turística funciona nas instalações onde, por mais de duas décadas, funcionou a Bolsa Oficial de Café, que foi um dos principais centros de negociações de café do mundo. Na década de 1950, os pregões foram transferidos para São Paulo e, 20 anos depois, o prédio foi abandonado e ficou fechado até 1998, quando reabriu, após ampla restauração, como Museu do Café.

Durante a visitação, o público tem a oportunidade vivenciar uma experiência, que vai do início do cultivo do grão até a consolidação do café como um dos símbolos nacionais por meio de exposições permanente e temporárias, obras de arte, mobiliário de época, loja temática e cafeteria.

Espaços

Entre os destaques, do amplo ambiente de visitação, está a “Sala do Pregão”, espaço com 154 itens, entre cadeiras e mesas em imbuia e jacarandá, mármores da Grécia, Espanha e Itália e todo mobiliário, em estilo art noveau, da antiga bolsa, que funcionou até o ano de 1950.

Os espaços no térreo e no 1º andar abrigam a exposição permanente “A trajetória do café no Brasil”, que mostra a relação entre a cafeicultura e o desenvolvimento do Brasil. Dividida nos módulos “O café e o trabalho”, “Colheita” e “Beneficiamento”, apresenta a chegada das primeiras mudas da planta ao país e os imigrantes japoneses e europeus trabalhando nas lavouras. A riqueza e o progresso impulsionados pelo café são traduzidos, em painéis e maquetes, pela expansão da malha ferroviária no Estado de São Paulo e o desenvolvimento do porto santista.

Como se programar

O Museu do Café, funciona de terça a domingo, das 11h00 às 17h00 (bilheteria até às 16h00), com uma capacidade de público máximo de 30 pessoas a cada meia hora e mediante a adoção das medidas de distanciamento e demais protocolos sanitários. Aos sábados não há cobrança de ingresso.

O público também tem a possibilidade de fazer uma visitação virtual por meio do site do museu.

O Museu do Café, localizado na rua XV de Novembro, 95, no centro histórico de Santos (SP). Outras informações sobre horários, exposições, programação, valores de ingresso e protocolos para visitação podem ser obtidas por meio do telefone (13) 3213-1750 ou no site do museu .