O papel do carbono nas mudanças climáticas
Previsão do Tempo
close
Previsão do Tempo
card
Gerente Qualidade e Meio Ambiente Cooxupé

O papel do carbono nas mudanças climáticas

Entenda qual o papel do carbono nas mudanças do clima e o que vem sendo feito para reduzir os danos no artigo de Alexandre Monteiro

Você já parou para pensar que estamos presenciando eventos naturais extremos com maior frequência atualmente? Temperaturas mais elevadas em períodos de inverno. Frio em épocas normalmente mais quentes. Chuvas torrenciais em períodos mais secos e estiagem em períodos chuvosos, por exemplo. A recorrência de tais acontecimentos está atrelada às mudanças climáticas e é preciso entender o papel do carbono nesse processo.

Diversos setores da sociedade e entidades científicas acompanham com apreensão as alterações no clima. Estudos apontam que esses eventos acontecem ciclicamente desde os primórdios da Terra. No entanto, a frequência com que ocorrem geram preocupações a nível nacional e internacional.

O papel do carbono

De acordo com o artigo publicado pelo El País, em outubro de 2021, os Gases de Efeito Estufa (GEE) são os principais responsáveis pela intensificação das mudanças climáticas. O CO2 (dióxido de carbono) compreende cerca de dois terços do total de emissões.

Apesar do CO2 ser menos prejudicial que o metano, o dióxido de carbono é um gás que está em maior concentração na atmosfera, apresentando um tempo de permanência superior quando comparado aos demais Gases de Efeito Estufa.

Controle e diminuição de CO2

Governos, empresas, cientistas e pesquisadores de todo o globo estão desenvolvendo mecanismos e políticas para controlar, diminuir, zerar e até mesmo gerar créditos de carbono. O objetivo é compensar a emissão causada pelas atividades humanas.

Preocupada com as questões climáticas, a Cooxupé está firmando parcerias com empresas, universidades e parceiros comerciais a fim de identificar e medir as emissões de CO2 nos processos internos da Cooperativa e nas atividades desempenhadas pelos cooperados.

Projetos desenvolvidos na Cooxupé

Atualmente, há três projetos em andamento na Cooperativa em parceria com UNICAMP/EMBRAPA, CECAFÉ e Fundação Espaço ECO. Assim, as iniciativas utilizam metodologias e abordagens visando se aproximar da realidade de emissão de carbono pela Cooperativa e pelos cooperados.

Assim, para cumprir a meta, serão realizadas ações in loco para aferição do nível de carbono no solo e para identificação das atividades desenvolvidas pelos cooperados que gerem emissões de carbono. Os dados obtidos integrarão o inventário de emissões da Cooperativa e das propriedades rurais.

Desta forma, os resultados dos projetos permitirão que a Cooxupé concentre esforços em alternativas que contribuam para a diminuição das emissões e para a retirada de carbono da atmosfera, implantando práticas ainda mais sustentáveis nas propriedades rurais, prestando todo suporte aos cooperados.