OIC aumenta estimativa para o consumo de café no mundo
Previsão do Tempo
close
Previsão do Tempo
OIC aumenta estimativa para o consumo de café no mundo

OIC aumenta estimativa para o consumo de café no mundo

Segundo a organização, níveis de consumo de café na safra 2020/21 retornam às taxas pré-pandemia, com 67,2 milhões de sacas de 60 kg em todo o mundo

< 1 minuto de leitura

A estimativa para o consumo de café no mundo aumentou para a safra 2020/21. O levantamento é da Organização Internacional do Café (OIC), que elevou em 1,9% a previsão do consumo do produto.

Portanto, a previsão agora é de vender 167,2 milhões de sacas de 60 kg em todo o mundo na safra 20/21. O que mostra uma elevação ante o último relatório.

Isto porque há, também, uma perspectiva de maior flexibilização das restrições relacionadas à pandemia. Bem como a expectativa para a melhora da economia.

Estimativa para o consumo de café

Segundo reportagem produzida pelo Broadcast Estadão, e publicada no portal Dinheiro Rural, a OIC ainda avalia que a produção ficou praticamente estável em 169,6 milhões de sacas em todo o mundo. Assim, com um aumento de 0,4% em relação ao período anterior.

“Espera-se que a falta de elasticidade do consumo mundial aperte a relação entre demanda e oferta e aumente a possibilidade de continuidade das atuais tendências de alta dos preços do café”, alegou a OIC, de acordo com a reportagem.

Preços e custos

Além disso, os cafeicultores se beneficiam dos altos preços do grão. Por outro lado, o aumento dos custos com insumos está alcançando suas margens e pode desacelerar o investimento na nova produção.

Ainda segundo o relatório da OIC, que pode ser consultado no Consórcio Pesquisa Café, em setembro de 2021 os preços indicativos de todos os grupos de café subiram, alcançando seus níveis mais altos de vários anos.

Tipos de café

Por fim, calcula-se que a produção de café Arábica no mundo aumentou 2,3%. Segundo a OIC, passando a 99,3 milhões de sacas. Já a produção de café Robusta diminuiu 2,1%, caindo para 70,4 milhões.