Pesquisa de café da Conab em Minas vai até o dia 21 de agosto
Previsão do Tempo
close
Previsão do Tempo
Pesquisa de café da Conab em Minas vai até o dia 21 de agosto

Pesquisa de café da Conab em Minas vai até o dia 21 de agosto

Técnicos já estão em campo para o terceiro levantamento da safra no estado. Presidente da Companhia também visitou a Cooxupé

2 minutos de leitura

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) está realizando uma pesquisa de café em Minas Gerais até o dia 21 deste mês de agosto. Desde já, técnicos estão em pesquisa de campo, com o objetivo de levantar informações sobre as lavouras de café e ajudar a compor o 3° Levantamento da Safra de Café 2021.

O foco do trabalho é a verificação das áreas em produção, formação e produtividade da safra atual. Nesse sentido, a Conab também avaliará os fatores climáticos que afetaram as lavouras, o comportamento do crédito rural e as análises fitotécnicas, ou seja, ataque de pragas e doenças, sistemas de manejo, dentre outras.

Geadas

Da mesma forma, a Companhia está concedendo atenção especial para a atual situação das geadas que ocorreram em boa parte das lavouras do país. A Conab passou a divulgar em seu site um trabalho extra de acompanhamento e análise específica dos impactos climáticos nas localidades atingidas pelo frio extremo.

Ainda segundo a Companhia, as geadas atingiram mais de 300 cidades produtoras de café. Conforme levantamento divulgado, o fenômeno registrado no 20 de julho atingiu 170 mil hectares ou 21,2% dos 800 mil hectares de arábica.

Pesquisa de café Conab

Durante a pesquisa de café, os técnicos visitarão propriedades rurais, cooperativas, dentre outros parceiros, localizados em 114 municípios mineiros que produzem café no estado de Minas.

Todavia, por se tratar de uma safra de bienalidade baixa e, consequentemente, caracterizada como uma safra menor que a safra 2020, espera-se um menor potencial produtivo.

Assim, em sua última estimativa, a Conab apontou uma redução de 32,6% na produção desta safra 2021 para o estado. Adicionalmente, a Companhia coletará informações sobre o efeito da geada sobre a safra atual e a próxima.

Os dados consolidados do trabalho serão apresentados, no entanto, juntamente com informações dos demais estados produtores, no dia 21 de setembro, em boletim divulgado no site da Conab e em apresentação no canal da Companhia no YouTube.

Conab na Cooxupé

Também neste mês de agosto, o presidente da Conab, Guilherme Ribeiro, esteve na Cooxupé, no dia 6. Bem como a gerente de safras da Regional de São Paulo, Marisete Belloli; o assessor da Diretoria de Políticas Agrícolas, Gustavo Nehemy Faria; e José Henrique de Oliveira, da Gerência de Desenvolvimento e Suporte Estratégico MG.

O grupo foi recebido pelo presidente Carlos Augusto Rodrigues de Melo, pelo vice-presidente Osvaldo Bachião Filho e por membros da equipe da cooperativa. Os visitantes conheceram o Laboratório de Classificação e Controle de Qualidade, além do Complexo Industrial Japy. Por fim, a agenda contou com uma visita em uma propriedade cafeeira.

Grupo visita Cooxupé, em Guaxupé, Sul de Minas Gerais