Plantas daninhas são obstáculos bom desempenho das lavouras cafeeiras - hubdocafe.com.br
Previsão do Tempo
close
Previsão do Tempo
Plantas daninhas são obstáculos bom desempenho das lavouras cafeeiras

Plantas daninhas são obstáculos bom desempenho das lavouras cafeeiras

Manter os cafezais longe deste problema são desafios para os produtores

< 1 minuto de leitura

Os cafeicultores encontram grandes desafios diários no campo e na produção de um bom café. Um dos obstáculos, por exemplo, é tentar manter a lavoura livre da competição por plantas daninhas que podem provocar perdas de produtividade de até 60% (MATIELLO, 1991). Reportagem publicada pela Folha Rural em novembro de 2020 ainda mostra que o custo das plantas daninhas tem variado de 6% a 9% do custo de produção total do café no biênio 17/19.

Mas, o que planta daninha? É qualquer vegetal que cresce em local indesejado e compete com a cultura em luz, água, nutrientes e espaço. Neste sentido, a busca por um melhor controle e manejo é constante. Dentre os tipos de manejo existem o preventivo, cultural, mecânico, físico, químico e o integrado – este último o mais recomendado, pois permite a combinação de todos citados.

Quer saber mais sobre estes tipos de manejos e como combater este problema nas lavouras cafeeiras? Acesse: https://www.cooxupe.com.br/wp-content/uploads/2020/12/Folha-Rural_ed504-NOVEMBRO.pdf