Preparação para colheita exige atenção em relação às máquinas e implementos - hubdocafe.com.br
Previsão do Tempo
close
Previsão do Tempo
Preparação para colheita exige atenção em relação às máquinas e implementos

Preparação para colheita exige atenção em relação às máquinas e implementos

A limpeza e revisão dos equipamentos, máquinas e implementos contribuem para evitar atrasos e para manter a qualidade do café sem qualquer tipo de contaminação dos lotes por impurezas

2 minutos de leitura

O período de preparação da colheita precisa de planejamento e ações preventivas visando que a produção de café atenda as exigências do mercado, que está cada vez mais exigente, possibilitando que o produtor tenha a garantia de bons lucros com um produto de boa qualidade.

No vídeo as “Boas Práticas: Máquinas e Implementos para Colheita”, disponível no canal do YouTube “Cooxupé em Foco” ,  o especialista em máquinas e equipamentos pós-colheita da Cooxupé, Rogério Benassi, orienta sobre a importância do trabalho de revisão.

“É preciso ter uma atenção especial para a limpeza dos equipamentos, principalmente, para iniciar a nova safra. O ideal é chamar um mecânico para dar assistência e fazer a revisão de todos os equipamentos antes da safra”, diz Benassi.  

Ele ressalta que é importante fazer a limpeza e observar itens como as condições das correias, rolamentos, mancais de equipamentos como lavadores, elevadores, descascador de cereja, desmucilador, secador, tulha e máquina de beneficiamento, entre outros. 

“Nos elevadores é preciso limpar as canecas e o pé, no descascador de cereja ficar atento se a peneira que separa o grão verde do grão cereja está de acordo com o tamanho a ser processado, verificar se os canais e o cilindro mamilado não estão danificados, já que isso provoca a quebra de grãos do café”, alerta Benassi

Além disso, é muito importante fazer a limpeza dos secadores, tulhas e máquina de benefício evitando a contaminação do café com grãos estragados da safra anterior e outras impurezas.  

“Na parte do secador, o produtor deve ficar atento a limpeza, por dentro e por fora, das bicas debaixo do secador, verificar a troca do óleo do redutor e se os termômetros do secador rotativo estão funcionando, a limpeza do forno e da chaminé. O produtor que usa lenha, é interessante já ter a lenha cortada e seca, não deixar para cortar lenha na hora porque o secador vai gastar caloria para secar a lenha e depois ser queimada. Verificar se foi feita a limpeza das tulhas, se não tem café da safra passada, se a bica de pré-limpeza debaixo da tulha está limpa porque isso pode contaminar os lotes. Na máquina de benefício deve ser verificada a vazadeira, que se estiver gasta precisa ser trocada e verificar também o tamanho do grão a ser beneficiado”, complementa Benassi.
Além de todos esses cuidados, o produtor também precisa revisar e cuidar da manutenção do terreiro, tratores, derriçadeiras, colhedeiras e demais equipamentos para garantir uma boa operação de pós-colheita.