Qual a importância de preservar as matas em torno de corpos hídricos?
Previsão do Tempo
close
Previsão do Tempo
card
Gerente Qualidade e Meio Ambiente Cooxupé

Qual a importância de preservar as matas em torno de corpos hídricos?

Entenda porquê é tão importante proteger essas regiões e qual o papel da Cooxupé sobre esse tema no artigo de Alexandre Monteiro.

Você sabe qual a relação entre a importância de preservar as matas e a água?

A água é um bem comum que é essencial para a saúde e faz parte de várias atividades do cotidiano dos seres vivos. Apesar de nos trazer benefícios, ela também pode causar doenças quando não preservada ou tratada de forma correta.

Além disso, apesar de ser um recurso natural aparentemente em abundância, a água é um elemento finito, ou seja, quando não utilizado ou administrado de forma correta pode vir à extinção.

Cenário para preservação

De acordo com o Ranking do Saneamento do instituto Trata Brasil, de 2021, 5,5 milhões de brasileiros não têm acesso à água potável nas 100 maiores cidades do país.

Diante desse cenário, se torna essencial a preservação dos recursos hídricos a fim de proporcionar maior qualidade e quantidade de água para a população em geral.

As matas ciliares são coberturas vegetais ou florestas que ficam às margens de cursos d’água. Elas auxiliam nesse processo a fim de proteger a água nessas regiões.

Nesse intuito, surgiu o termo Área de Preservação Permanente (APP) que, pela lei, é uma área natural intocada e com limites rígidos de exploração. Segundo o atual código florestal Lei nº12.651/12, Art. 30, entende-se que:

II – Área de Preservação Permanente – APP: área protegida, coberta ou não por vegetação nativa, com a função ambiental de preservar os recursos hídricos, a paisagem, a estabilidade geológica e a biodiversidade, facilitar o fluxo gênico de fauna e flora, proteger o solo e assegurar o bem-estar das populações humanas;

Esta lei traz normas dependendo do tipo e da situação do recurso hídrico. A mais usual, a fim de conhecimento, é a delimitação de um raio de 50 metros de área preservada relacionada a nascentes/olhos d’água. Já para qualquer curso d’água natural com menos de 10 metros, a delimitação é de 30 metros desde a borda da calha do leito regular de área de APP.

Importância de preservar as matas

Devido à importância do tema, entidades ambientais e governos cobram de empresas e produtores a preservação dessas regiões segundo leis ambientais.

Projetos e programas ambientais são essenciais para o auxílio no atendimento dessas leis, de forma sustentável, com a proteção dos bens naturais.

Ação da Cooxupé

A Cooxupé está sempre antenada às leis do meio ambiente e preza pelo bem estar de seus cooperados. Assim como o da população em geral e com o meio ambiente.

Por meio de parcerias com empresas, cidades e universidades, a cooperativa faz e participa de vários projetos. Ações para melhorar processos e diminuir o impacto ambiental.

A fim de proteger, recuperar ou restaurar a vegetação em áreas de APP de acordo com a lei, a Cooxupé criou o Minas D’água.

O projeto conta com as empresas Mother Parkers, Coffee America e Balcoffee. Ele contribui para a revitalização dos cursos d’agua e nascentes nas terras de seus cooperados. Isso com o fornecimento de materiais para cercar essas áreas de interesse, a fim de promover a regeneração natural e proteção ambiental.

Além disso, conforme a situação da área de APP, a cooperativa dá mudas cultivadas em viveiros no NEA (Núcleo de Educação Ambiental), que é uma parceria com Fundação Espaço ECO®.

O projeto Minas D’água já atendeu 139 produtores, distribuiu 66.139 mourões e protegeu 579,32 ha de área.