Quer aprender a preparar um café perfeito?
Previsão do Tempo
close
Previsão do Tempo
Quer aprender a preparar um café perfeito?

Quer aprender a preparar um café perfeito?

Acompanhe as dicas da barista Júlia Fortini, da Academia do Café, de Belo Horizonte

2 minutos de leitura

Um café perfeito precisa indiscutivelmente de boas matérias primas. De acordo com entrevista da barista Júlia Fortini à Revista Encontro, o mais importante é ter um bom grão e água mineral ou filtrada.

“O ideal é moer o café na hora de fazer, mas quem não possui moedor não precisa se preocupar, pois é possível obter um bom resultado com o café comprado em pó”, comenta a especialista à Revista. 

Com essas dicas, vamos ao passo a passo de como fazer um bom café:

– Siga as recomendações de medidas

Júlia Fortini recomenda respeitar a proporção de 7 g para cada 100 ml de água. Caso você não tenha uma balança, não tem problema. Pois, em uma colher de sopa cheia tem aproximadamente 10 gramas de café. Daí fica mais fácil fazer o cálculo.

– Saboreie o café

Café é uma bebida que deve ser tomada na hora. Por isso, não faça café para encher toda a garrafa térmica. A barista Julia Fortini recomenda preparar cerca de meio litro de café por vez, para tirar o máximo proveito do pó. E, assim, saborear essa bebida tão aromática.

– Passe água quente no filtro

Nem sempre na correria seguimos todos os passos para fazer um bom café, ainda mais se a bebida é preparada na máquina. Mas, o ideal é passar um pouco de água fervente no filtro. Isso tira o sabor residual do papel, que pode prejudicar a qualidade do café. “Essa é uma parte importante do processo. Pode notar que quando você escalda, sobe um cheiro bem forte do papel”, observa a barista.

– E ferver o pó, pode? 

“Muita gente tem dúvidas sobre a temperatura da água. O certo é ferver, mas não deixar fervendo por muito tempo, porque as borbulhas fazem a água perder os minerais. Então, o ideal é, logo após a fervura, desligar o fogo e esperar uns dois minutinhos antes de passar o café. Assim, já sai na temperatura ideal para tomar”, explica Júlia Fortini.

– Cada etapa importa 

Na hora de coar o café, não despeje tudo de uma vez no filtro. “Isso faz o pó concentrar no fundo, dando um gosto mais amargo. O certo é ir com calma, pois essa etapa final também pode interferir no gosto da bebida. Comece derramando a água em movimentos circulares, molhando todo o pó. Depois, aguarde uns 20 segundos. Termine despejando a água fazendo o mesmo movimento, de forma suave”, orienta a especialista.

Um detalhe, se você gosta de passar café na prensa francesa, alguns cuidados devem ser levados em conta. De acordo com Júlia Fortini o pó precisa ser mais grosso, para não entupir o filtro ou passar para a bebida. “Se for uma prensa de 300 ml, coloque 20 g de café, ponha metade da água, mexa com uma colher, complete com o resto e deixe descansar por apenas 4 minutos, pois a partir desse tempo o café ficará mais amargo”.

Pronto, com essas dicas você prepara o café e aproveita ao máximo o sabor.