Quer motivos sobre como o café pode melhorar sua saúde?
Previsão do Tempo
close
Previsão do Tempo
Quer motivos sobre como o café pode melhorar sua saúde?

Quer motivos sobre como o café pode melhorar sua saúde?

Bebida possui várias propriedades benéficas para a saúde de quem ama um cafezinho. Descubra aqui como ele pode ser um aliado para uma vida saudável

2 minutos de leitura

Reportagem publicada pelo portal Opera News traz alguns motivos que colocam o café como um aliado para a saúde. Confira:

1 – Rico em antioxidantes

Maior fonte de antioxidantes na dieta ocidental, o café supera frutas e vegetais frescos nesse quesito. De acordo com a reportagem, é preciso comer muitas frutas para obter a dose de antioxidante consumida em algumas xícaras de café.

Os antioxidantes doam elétrons para os radicais livres, que atacam constantemente o corpo com elétrons desemparelhados, podendo alterar as estruturas celulares, como proteínas e DNA. Atribuir elétrons aos radicais livres é o mesmo que dar a eles uma “pílula refrescante” para melhorar a saúde geral.

2- Memória

O café também é um estimulante conhecido, tendo a cafeína como ativo. Além disso, a cafeína ajuda a melhorar a memória cerebral. Como? Um grupo de pessoas participou de um estudo e, assim, foi solicitado relembrar imagens exibidas na tela.

Os estudos mostraram, no entanto, que pessoas que tomaram pílulas de cafeína puderam se lembrar de fotos melhor do que as pessoas que tomaram a pílula de placebo.

3- Alívio na depressão

A reportagem ainda conta sobre um estudo com mais de 50 mil mulheres idosas, descobrindo que pessoas que bebem pouco ou nenhum café têm 15% mais probabilidade de desenvolver depressão em relação àquelas que bebem café em dias alternados ou mais.

Isso porque o café ajuda o cérebro a liberar dopamina, enviando sinais para outras células nervosas. A dopamina está relacionada a recompensas, sendo assim, responsável por sentimentos de amor, felicidade e motivação.

4 – Viver mais

O café pode ajudá-lo a viver mais por demonstrar redução nas doenças cardiovasculares e neurológicas, conforme apontam alguns estudos.

5 – Diabetes

O café também pode reduzir o risco de diabetes tipo 2. A reportagem conta que devido à insulina o corpo humano produz energia e quando não há insulina suficiente há o risco de contrair esta doença.  Alguns pesquisadores acreditam que o diabetes tipo 2 é causado pelo acúmulo de uma proteína chamada HIAPP, que por sua vez causa a morte das células pancreáticas.

Três compostos encontrados em uma xícara de café comum ajudam a prevenir o acúmulo dessa substância tóxica, protegendo o pâncreas e, assim, reduzindo o risco desta doença.

6 – Alzheimer

A notícia ainda aponta que o acúmulo de beta amiloide são os suspeitos de causar esta doença. O café, por sua vez, poderia reduzir os estes níveis. Estudos mostraram que os bebedores de café têm menos probabilidade de desenvolver a doença de Alzheimer do que os que não bebem café.

7 – Amigo do fígado 

A reportagem do Opera News finaliza dizendo que beber mais café pode ajudar a reduzir os danos causados ​​pela ingestão excessiva de alimentos e álcool. Dados de mais de 430 mil participantes de um estudo, além de pesquisas anteriores, pesquisadores descobriram que, entre os entrevistados, aqueles que bebiam duas ou mais xícaras de café por dia tinham 44% menos probabilidade de desenvolver cirrose hepática, por conta dos altos níveis de antioxidantes e propriedades anti-inflamatórias do café.

Porém, não é recomendável o uso do açúcar, xarope ou uísque ao seu café. Estes produtos pressionam o fígado.