Funcafé: recursos devem ser disponibilizados nas próximas semanas
Previsão do Tempo
close
Previsão do Tempo
Recursos do Funcafé devem ser disponibilizados nas próximas semanas

Recursos do Funcafé devem ser disponibilizados nas próximas semanas

Valor deverá ser destinado para recuperação de cafezais danificados pelos episódios de geadas

< 1 minuto de leitura

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) finalizou o processo de convocação dos agentes financeiros para recursos do Fundo de Defesa da Economia Cafeeira (Funcafé). Isso para a linha de crédito especial visando a recuperação de cafezais danificados pela seca e geadas. Recursos do Funcafé serão destinados aos produtores

O processo de assinatura e publicação no Diário Oficial deve ocorrer até o final desta semana. Desta forma, em breve, os R$ 1,3 bilhão reservados para atender essa modalidade serão disponibilizados aos produtores que se enquadrarem nos critérios já divulgados.

Nesse sentido, o presidente do Conselho Nacional do Café (CNC), Silas Brasileiro, destaca o empenho de todos os envolvidos para que o processo ocorresse da forma mais célere possível.

Recursos do Funcafé

“Como já estava previsto, o Mapa tem trabalhado para que tenhamos velocidade na liberação dos recursos. O Ministério convocou os agentes financeiros para aplicação do Funcafé nessa linha. Haverá a participarão não só os agentes tradicionais, que já operam essa modalidade, mas de novos agentes que se interessaram”.

Produtores na espera

Ainda segundo Silas, os produtores precisam investir esses recursos nas lavouras afetadas. Assim, dando continuidade à sua atividade de forma digna, sustentável e com renda próspera.

“Acreditamos que nas próximas semanas os recursos já estejam disponíveis nos agentes financeiros para que os cafeicultores acessem as linhas de crédito e recuperem seus cafezais”.