Saiba a importância da análise de solo e o planejamento da safra
Previsão do Tempo
close
Previsão do Tempo
Saiba a importância da análise de solo no planejamento da safra

Saiba a importância da análise de solo no planejamento da safra

Departamento de Desenvolvimento da Cooxupé traz dicas sobre como fazer a análise de solo e planejamento para a próxima safra

< 1 minuto de leitura

Com o fim da colheita, está na hora de definir os insumos que serão necessários para o próximo ano. Por isso, é essencial a análise de solo e planejamento de safra.

“Uma boa gestão de insumos é essencial para que os tratos culturais sejam feitos na hora certa, ou seja, na hora que a planta precisar de um determinado insumo, ele tem de estar disponível, a lavoura não espera”, diz o coordenador do Departamento de Desenvolvimento Técnico da Cooxupé, Eduardo Renê da Cruz.

Análise do solo

Assim, se os insumos não são aplicados na hora certa, há perda na produtividade. A cada operação feita em atraso, ocorre uma perda, que no momento da colheita, pode afetar a produção.

A boa gestão de insumos também ajuda o produtor na área financeira da propriedade. O produtor consegue ter uma ideia da necessidade de recursos pra fazer serviços na lavoura e uma projeção do custo de produção da próxima safra.

Planejamento da safra

E pra fazer um bom planejamento, é fundamental que seja feita a análise de solo das lavouras.

Por fim, com o resultado das análises, o técnico vai recomendar o uso de cada nutriente na quantidade necessária para a produtividade esperada, evitando a falta e o excesso de nutrientes na lavoura.

“A falta causa perda de produtividade e o excesso causa prejuízo para o produtor”, diz Eduardo.

Então, o especialista destaca que é importante conversar com um técnico sobre a forma correta de coletar o solo para a análise.

“Uma análise e recomendação correta só é possível com uma coleta de amostras do solo bem-feita.”