Saiba como a próxima safra pode ser afetada pela falta de insumos
Previsão do Tempo
close
Previsão do Tempo
Saiba como a próxima safra agrícola pode ser afetada pela falta de insumos

Saiba como a próxima safra agrícola pode ser afetada pela falta de insumos

Situação preocupa o setor agro, pois faltam fertilizantes e defensivos agrícolas, além da alta de preços

2 minutos de leitura

A próxima safra pode ser afetada seriamente pela falta de insumos e, também, pela alta de preços. Uma reportagem publicada nesta semana pela Isto É Dinheiro detalha essa preocupação do setor agro.

Segundo o texto, muitos produtores ainda não receberam os insumos que precisam para começar o trabalho. Principalmente fertilizantes e defensivos agrícolas.

“E a situação é preocupante”, diz a reportagem do editor da Dinheiro Rural, André Sollitto. Afinal, a produção ficará comprometida caso não haja aplicação dos produtos no momento certo.

Diversos fatores causam o desabastecimento. Há uma alta demanda no mundo inteiro e a oferta está baixa.

A China, por exemplo, um dos principais fornecedores de fertilizantes para o nosso mercado, está limitando as exportações para priorizar seu próprio setor agrícola, diz o texto. “E há ainda um problema de logística, com falta de contêineres e atrasos para atender aos pedidos.”

Assim, os preços, que já estavam altos, devem subir ainda mais.

De acordo com a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), alguns insumos tiveram reajuste de até 100% neste ano. Por outro lado, o Brasil bate recorde de importação de fertilizantes. De janeiro até setembro foram 29,1 milhões de toneladas, 20% a mais do que em 2020.

Próxima safra pode ser afetada

Por isso, a reportagem da Isto É Dinheiro também explica que, o principal problema é que o Brasil é o quinto maior consumidor de fertilizantes do planeta. Porém, o país fabrica apenas 2% desses insumos.

Desta forma, a importação é a solução, o que leva ao problema cambial, com o dólar em patamares elevados. O que encarece o produto comprado lá fora, na moeda americana.

Por fim, com todo esse cenário, o setor já se preocupa com os resultados da safra 2021/22. Pois sem o trato ideal da terra, para um plantio adequado, poderá haver prejuízos e queda na produção. O café é uma das culturas que pode sofrer esses impactos.