Saiba como realizar análise foliar na sua lavoura de café
Previsão do Tempo
close
Previsão do Tempo
Saiba como realizar análise foliar na sua lavoura de café

Saiba como realizar análise foliar na sua lavoura de café

Esta prática é essencial para o incremento da produtividade no cafeeiro

< 1 minuto de leitura

Realizar a análise foliar é muito importante para a lavoura de café por identificar, de forma precisa, as necessidades de nutrientes que a planta está precisando. Tudo isso permite uma nutrição mais correta e equilibrada dos cafezais.

Além disso, a análise foliar auxilia na adequação da adubação do solo. Pois, traz como resultados o incremento na produtividade e a economia nos insumos.

Análise Foliar

No vídeo “Análise Foliar”, do quadro Cooxupé em Foco, disponível no canal do YouTube da cooperativa, o agrônomo Acácio Aparecido Anunciação explica que a análise de folha vem como um complemento da análise de solo.

Assim serve para auxiliar na adequação das adubações de solo e também para colocar somente aqueles elementos que são necessários naquele momento para a planta.

“Com isso, se tem um incremento na produtividade e uma economia nos insumos, uma vez que os custos dos fertilizantes estão muito altos”, afirma.

Período

De acordo com o engenheiro agrônomo, há dois momentos corretos para realizar a análise foliar na lavoura do café. “O primeiro, geralmente, é logo no início do período chuvoso e a análise das folhas viria como complemento da análise de solo. Já o segundo é pelo menos 30 dias a partir da primeira adubação ou pulverização de solo, que seria mais ou menos em janeiro ou fevereiro”, orienta.

Anunciação explica que a coleta das amostras de folha deve ser feita sempre em talhões homogêneos, divididos pela idade da lavoura, variedade e a produtividade.

Quer saber o passa a passo para a coleta correta? O Cooxupé em Foco explica no vídeo abaixo: