Sete leituras incríveis para baristas iniciantes e experientes
Previsão do Tempo
close
Previsão do Tempo
Sete leituras incríveis para baristas iniciantes e experientes

Sete leituras incríveis para baristas iniciantes e experientes

Para atuar em um mercado crescente e com muitas possibilidades, o barista precisa reciclar conhecimento. Obras também garantem diversão

3 minutos de leitura

Café e leitura é uma combinação clássica. Aquele tipo de mistura que dá certo, inspira e agrada. Assim, todo o sucesso do café – uma das bebidas mais consumidas no mundo -, projeta o tema para um protagonismo crescente, que pode ser encontrado em filmes, documentários e livros. Se você gosta do tema e do universo dos baristas, vai gostar das dicas que o Hub do Café traz.

Seja para quem é barista experiente ou iniciante, reciclar é preciso, assim como ampliar conhecimento e buscar referências. A leitura, então, é uma agradável companheira de jornada sobre o universo do café e seu mercado.

Muito mais do que “tirar” o café da máquina e servir o cafezinho, o barista da atualidade faz do preparo do café uma verdadeira arte. Ou seja, é um especialista em café, nas suas mais variadas versões e características. Tem a expertise necessária para extrair o melhor do café, bem como preparar diferentes tipos de bebidas e drinks tendo como base os grãos.

Então, com a ajuda especial do barista parceiro da Cooxupé, Éder Ferreira Delfino, e do professor e coordenador do Centro de Preparação de Café do Museu do Café de Santos, Hallyson Mermude, o Hub do Café separou sete dicas de livros para quem deseja saber mais sobre esse universo.

Livro O Guia do Barista

Com uma linguagem leve e inovadora, traz um conteúdo amplo sobre o complexo caminho que percorre o grão até chegar ao barista e logo depois, à xícara. Guia completo sobre o tema, por Edgard Bressani, o primeiro juiz brasileiro a receber o certificado da Wolrd Barista Championship – wbc.

– Café Editora 

História do Café

Ana Luiza Martins é historiadora com especialização em patrimônio cultural e história do café. Ela apresenta ao leitor uma obra completa sobre a cultura da planta. Desde a origem da descoberta dos efeitos da Coffea arábica, nos idos de 575 no Oriente, à conexão com outras partes do mundo por meio de rotas comerciais. Além disso, a autora destaca o papel do café na cultura e na sociedade. 

– Editora Contexto

Chefs: Café

O livro reúne vários autores sob a organização de Carlos A. Andreotti, e é vencedor do Prêmio Jabuti na categoria Gastronomia. Na publicação, especialistas como Nathan Herszkowicz (diretor executivo da Associação Brasileira da Indústria do Café – ABIC) e Isabela Raposeiras, uma das baristas mais respeitadas do mundo, escrevem capítulos que descrevem desde o básico do café ao desenvolvimento em torno do comércio e do consumo do grão. O volume reúne ainda mais de cem sugestões de receitas criadas por 30 grandes chefs, sendo o café ingrediente de honra em drinques, doces, massas, pães, risotos, peixes e carnes.

– Editoria Melhoramentos

Café com desing: a arte de beber café

A obra escrita por Miriam Gurgel e Eliana Relvas mergulha na experiência sensorial em torno do grão e descreve com riqueza o prazer e sensações proporcionados pelo consumo do café, ao mesmo tempo em que explora arquitetura, decoração e desing, além do papel social das cafeterias como ponto de encontro, conversas e debates. Por fim, um capítulo é dedicado a história das cafeterias, das coffee houses e grandes redes.

– Editora Senac SP 

Sou barista

O livro conta a origem da profissão de barista, explica técnicas importantes da profissão, bem como traça um panorama do mercado no Brasil. Além disso, aborda a origem do café, a expansão para o mercado e informações sobre plantio, beneficiamento e classificação dos grãos. Integra a Série Sou, uma coleção criada especialmente para atender à demanda de formação de profissionais na área de prestação de serviços.

– Editora Senac SP e Senac Nacional

O Sonho do Café – Andrea Illy

Andrea Illy, empreendedor da Itália visionário da illycaffè, conta a trajetória da família e da empresa quanto a concretização do sonho de seu avô Francesco quando criou a marca. Assim, a obra tem o objetivo de levar ao mundo a melhor experiência em café. O livro transmite uma mensagem extraordinária e positiva. Aborda, com paixão e entusiasmo, sobre o poder do trabalho e esforço na realização de sonhos.

– Editora Valentina

O Guia de Cafés Especiais do Brasil – por Lucas Teixeira e Franco de Moraes

Tem como foco valorizar o mercado de cafés especiais do Brasil e evidenciar sua extensão. Além disso, dá ênfase ao trabalho dos produtores, torrefadores, formadores com seus cursos, baristas, agrônomos e tantas outras pessoas e profissionais que formam este imenso universo do café brasileiro. O guia apresenta uma introdução sobre produção, métodos de extração, selos e certificações, harmonização, marcas, fazendas, receitas, cursos e muito mais.

-Editora Livrobits