SMC se destaca no mercado de cafés especiais
Previsão do Tempo
close
Previsão do Tempo
SMC se destaca no mercado de cafés especiais

SMC se destaca no mercado de cafés especiais

Empresa controlada pela Cooxupé coloca os cafés de qualidade especial dos cooperados neste nicho de mercado

2 minutos de leitura

A Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé criou a SMC Specialty Coffees há 13 anos. E, a cada ano, se destaca no mercado de cafés especiais.

Seu objetivo é, portanto, enaltecer o talento e o esforço dos cafeicultores cooperados. A busca é pela excelência de qualidade dos cafés. Bem como comercializá-los neste importante nicho de mercado.

SMC

Dentre os propósitos da SMC estão: buscar oportunidades de valorização da produção para os cooperados. Além de viabilizar a comercialização de cafés especiais, finos e certificados.

Em 2021, a empresa embarcou 147.915 sacas deste tipo de café. O mercado externo recebeu, portanto, 131.346 sacas e o interno 16.569.

Cafés especiais são o foco da SMC

Assim, nesse mesmo ano, a SMC esteve presente em diversas ações de órgãos importantes para o segmento. Como, por exemplo, a Associação Brasileira de Cafés (BSCA), por meio da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex). Bem como o Conselho dos Exportadores de Café do Brasil, apresentando o café brasileiro para diferentes países como, China, Portugal, Japão e Cingapura. A fim de firmar parcerias e ampliar o mercado dos café especiais para os cooperados da Cooxupé.

Donas do Café

Diante do crescimento da participação e liderança das mulheres no mercado de cafés especiais, a SMC e a Cooxupé criaram o “Donas do Café”. O projeto gera, pois, novas oportunidades de desenvolvimento e capacitação. Valorizando, assim, o desempenho e esforço das mulheres cafeicultoras neste segmento.

Também em 2021, o projeto lançou a 1ª edição do café especial Prima Qualità – Cultivado por Mulheres. Com embalagem que enaltece o trabalho delas, o produto traz os melhores blends já produzidos na safra do respectivo ano pela Cooxupé.

Por fim, o “Donas do Café” lançou a 2ª edição do produto em março de 2022, em comemoração ao mês da mulher. Alcançando, por fim, pontos estratégicos do varejo nacional.

SMC existe há 12 anos