Terroir: saiba o que ele significa na cafeicultura
Previsão do Tempo
close
Previsão do Tempo
Terroir: saiba o que ele significa na cafeicultura

Terroir: saiba o que ele significa na cafeicultura

Um termo muito utilizado e conhecido no mundo do vinho que aparece também quando o assunto é café de alta qualidade.

2 minutos de leitura

Basicamente, a palavra em francês significa “solo”. Mas, ela ganha complexidade quando trazida para o agro, incluindo, além da composição do solo, o clima e os processos produtivos. Assim, também há a aplicação do termo terroir na cafeicultura.

Por exemplo, o terrior é a junção de características geográficas, culturais e históricas de uma região. E é isso que vai definir a qualidade do café que nela foi cultivado.

Em geral, solos férteis e uma altitude elevada promovem um ambiente propício para um bom cultivo de café Arábica. Bem como o clima tropical, temperaturas elevadas durante o dia e baixas durante a noite.

Terroir na cafeicultura

Terroir, então, é o que diferencia, por exemplo, um Bourbon Amarelo que foi cultivado tanto na região da Mogiana Paulista quanto no Cerrado Mineiro. Ou seja, em cada local a planta irá se adaptar de um jeito e seus grãos irão apresentar sabores diferentes, mesmo a variedade sendo igual.

Até dentro da mesma propriedade isso pode acontecer. Vale lembrar, ainda, que os manejos do produtor e processos de pós-colheita, como bem sabemos, impactam e muito na qualidade de um café.

SMC e terroir

A Cooxupé, maior cooperativa de café do mundo, atua em diversas áreas que se consagram pela cafeicultura e apresentam terroirs únicos.

Isso faz com que sua casa de cafés especiais, a SMC, que também se faz presente nas mesmas localidades, tenha um amplo leque de opções de cafés de alta qualidade. Cafés que se destacam por seus perfis sensoriais e ganham a atenção dos clientes, os quais sempre se mostram interessados em saber mais sobre o ambiente que propiciou tal bebida.

Cafeicultura única

Falar sobre terroir é falar sobre tudo que interfere no desenvolvimento do café e que só é encontrado naquele local específico onde ele foi plantado, cultivado, colhido e processado.

Assim, terroir é tudo o que está em torno do café e o afeta de uma maneira única, que não se encontraria em outra região ou propriedade.