Torrefação Cooxupé avança no mercado brasileiro
Previsão do Tempo
close
Previsão do Tempo
Torrefação de cooperativa mineira avança no mercado brasileiro

Torrefação de cooperativa mineira avança no mercado brasileiro

Com capacidade de produção total atingida, setor da Cooxupé agrega valor aos produtores cooperados

2 minutos de leitura

Com produção de café torrado, moído e em grão, a Torrefação Cooxupé intensificou sua estratégia de pulverização da carteira de clientes. Assim, ampliou o atendimento ao pequeno varejo, resultando, pois, em uma taxa de 39% de abertura de novos clientes. Isto em comparação com a cartela ativa de 2020.

Em atividade há 37 anos, anteriormente, a Torrefação Cooxupé tinha como objetivo atender demandas de cooperados e visitantes da cooperativa. Hoje, pois, em atuação numa nova planta fabril desde 2015, traz valor agregado aos cooperados, com a crescente participação no varejo nacional.

Produção

Dessa forma, com capacidade total de produção em atividade, a Torrefação Cooxupé processou em 2021 aproximadamente 260 mil sacas. Além disso, produziu perto de 13 milhões de quilos de café.

Hoje, os produtos são: Prima Qualità, Evolutto, Terraza, além do Safra Especial. Toda linha está presente, pois, no varejo dos estados de Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro e Santa Catarina.

Lançamentos 2021

No ano passado, a Torrefação Cooxupé lançou, pois, mais produtos para agregar à família de cafés.

– Especial Prima Qualità – Cultivado por Mulheres: possui, assim, nota de 86 pontos. Este lançamento é uma seleção dos melhores lotes originados do Programa Donas do Café. Foi disponibilizado no varejo e lançado nas versões moído e Drip Coffee (filtro individual pequeno).

– Safra Especial 2021: lotes selecionados anualmente pela Torrefação através do Programa Especialíssimo da Cooxupé. Com esta seleção, é produzido um blend de altíssima qualidade. A partir de práticas sustentáveis e que valorizam o trabalho dos cooperados que vivem da cafeicultura.

– Evolutto Pouch: com o objetivo de atender a demanda do mercado, o lançamento ocorreu nas versões Tradicional e Extraforte, nas embalagens pouch 500 gramas.

Prêmio

Em 2021, o café Evolutto Espresso ganhou prêmio que é considerado o Oscar do Café, o “Melhores da Qualidade 2020/2021”. A categoria, no entanto, foi Superior em Grãos – Empresa de Grande Porte. A premiação é da Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC).

O objetivo do prêmio é reconhecer os produtos que foram destaques durante o ano cafeeiro no Programa de Qualidade do Café (PQC). Assim, divididos nas categorias Tradicional; Superior; Extraforte e Gourmet.

“É importante lembrar que a Torrefação Cooxupé mantém a Certificação FSSC 22000. Este Sistema de Gestão da Qualidade e Segurança do Alimento monitora o controle de riscos em todas as etapas de produção. Sejam físicos, químicos ou biológicos. É uma das certificações mais importantes do mundo para a indústria de alimentos”, conta o superintendente de Torrefação e Novos Negócios da Cooxupé, Mário Panhotta.

“Além disso, a Cooxupé foi credenciada na Associação Brasileira da Indústria de café (ABIC) como fornecedora de café em grão cru de origem sustentável”, completa.