Vanusia Nogueira é oficialmente indicada como candidata à OIC
Previsão do Tempo
close
Previsão do Tempo
Vanusia Nogueira é oficialmente indicada como candidata à OIC

Vanusia Nogueira é oficialmente indicada como candidata à OIC

O processo de candidatura da diretora executiva da BSCA foi confirmado pela Representação Permanente do Brasil junto às Organizações Internacionais em Londres

2 minutos de leitura

A Representação Permanente do Brasil confirmou oficialmente a indicação de Vanusia Nogueira, atual diretora executiva da Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA), como candidata brasileira à diretoria executiva da Organização Internacional do Café (OIC), que possui sede em Londres, na Inglaterra,. 

De acordo com publicação no site da CNC (Conselho Nacional do Café), na quarta-feira (02/06), foi recebido o documento referente ao processo de eleição para o próximo Diretor-Executivo da OIC com a indicação de Vanusia pelo governo brasileiro.

A indicação ocorreu após o atual executivo da entidade, o brasileiro José Sette, que possui mandato até 30 de abril de 2022, comunicar ao corpo diplomático da Representação Permanente do Brasil junto às Organizações Internacionais em Londres (Rebraslon), que não concorrerá a um novo período à frente da entidade.

Liderança brasileira

O Brasil, como maior produtor e exportador e segundo maior consumidor de café do mundo, tem exercido papel de liderança na OIC, que passa por um processo de reestruturação e modernização por meio de uma Força-Tarefa e dos debates para o novo Acordo Internacional do Café (AIC).

Após a indicação do Governo Federal, no mês de maio, Vanusia, em entrevista para o G1 de Varginha, afirmou que o processo para definição da nova diretoria executiva da OIC deve durante cerca de 12 meses e que já conta com o apoio da Colômbia, que possui influência no processo.  

“O processo é bastante longo, são 12 meses nesse processo de candidatura, com os candidatos sendo avaliados. Ainda não sabemos quantos candidatos serão e nem de onde vão vir, mas já estamos inclusive com o apoio da Colômbia, o que é um grande passo, que é também um jogador muito relevante no processo”, disse Vanusia.

Vanusia Nogueira 

Filha e neta de produtores e comercializadores de café, a diretora da BSCA é formada em Tecnologia da Informação (TI) e Gestão pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ), possui mestrados em Gestão e em Gestão Avançada de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e doutorado em Administração, com ênfase em Marketing, pela Universidade Nacional de Rosario (Argentina), além de inúmeros cursos internacionais de especialização em Finanças, Gestão de Relacionamentos (CRM), TI, entre outros, concluídos nos Estados Unidos, Alemanha e Brasil. Além da atuação na BSCA, desde 2009, ela é conselheira do Conselho Nacional do Café (CNC), da Rainforest Alliance e da Alliance for Coffee Excellence (ACE), organizadora do Cup of Excellence e conselheira da Specialty Coffee Association (SCA).