Veja cinco maneiras de usar a borra de café em casa
close
Veja cinco maneiras de usar a borra de café em casa

Veja cinco maneiras de usar a borra de café em casa

De adubo para as plantas até limpeza, confira algumas utilidades da borra de café para o dia a dia em casa

2 minutos de leitura

Presença garantida na maioria das casas do Brasil, o café pode ir além do paladar e da vitalidade. É possível usar a borra de café em casa, de maneira útil no dia a dia.

O uso do resíduo é bom para adubar as plantas e até mesmo na limpeza, além de ser sustentável com o reaproveitamento desse material.

Confia abaixo uma lista com as formas de se usar a borra de café em casa, em tarefas do dia a dia.

Borra de café…

  1. Para adubar as plantas

O jardineiro e tecnólogo em gestão ambiental, Ademar Brasileiro, disse que a borra de café tem diversas aplicações nas plantas cultivadas em casa. A borra tem fins de fertilização e adubação.

“Quem tem composteira, pode e deve utilizar a borra. Pois, por ser rica em carbono, ela ajuda a reduzir o mau cheiro gerado pela fermentação dos resíduos e serve para arejar a composteira”

  1. Na limpeza

Aplicar a borra de café com sabão líquido ou detergente pode ajudar na limpeza de superfícies manchadas. Assim, o uso também é indicado para limpar panelas e, também, grelhas e chapas.

  1. Eliminar mau cheiro

Um pote de borra de café seca pode ser uma boa opção para ajudar a tirar o mau cheiro de banheiros, geladeiras e ambientes de fumantes, por exemplo. Troque a borra de tempos em tempos.

  1. Afasta insetos

A borra de café também funciona como um repelente natural. O método, inclusive, é indicado conforme a US Environmental Protection Agency (EPA), a agência de proteção ambiental dos Estados Unidos.

Assim, após a borra estiver seca, coloque em um recipiente de alumínio ou pedra e acenda, como um incenso.

  1. Artesanato

A borra de café também é reutilizada para o artesanato. Há linhas que fazem brincos e colares com os resíduos, por exemplo. Mas, em casa, é possível misturar a borra em tintas claras para obter um tom pastel.

Por fim, em peças de artesanato, polvilhe a borra sobre a cola úmida para obter um efeito decorativo em alto-relevo.