Veja dicas sobre pulverização pós-florada e manutenção do pulverizador
Previsão do Tempo
close
Previsão do Tempo
Veja dicas sobre pulverização pós-florada e manutenção do pulverizador

Veja dicas sobre pulverização pós-florada e manutenção do pulverizador

Departamento de Desenvolvimento Técnico da Cooxupé traz informações importantes para proteger o café de doenças, confira!

< 1 minuto de leitura

A principal florada do café já aconteceu e, assim que as flores caírem, é hora de fazer uma pulverização na lavoura com produtos específicos. Isso para proteger os chumbinhos contra doenças e garantir uma boa produtividade no ano que vem. Assim, a pulverização pós-florada é fundamental.

Segundo o Departamento de Desenvolvimento Técnico da Cooxupé, é importante esperar as flores caírem para que os produtos atinjam os chumbinhos.

Mas, antes de fazer a pulverização, o produtor precisa tomar alguns cuidados com o pulverizador.

Limpeza

“É hora de fazer uma limpeza e revisão geral na máquina e avaliar a necessidade de troca dos bicos, filtros e manômetro e outras peças do pulverizador”, explica o coordenador do Departamento de Desenvolvimento Técnico da Cooxupé, Eduardo Renê da Cruz.

Troca de bicos

Para saber se está na hora de trocar os bicos, o produtor deve fazer um teste coletando a vazão de cada bico. Assim, se estiver ocorrendo variação maior que 10% entre eles, é sinal que está na hora de trocar os bicos.

Revisão

A quantidade de produtos que passa pelo pulverizador durante uma safra é muito grande e o valor em dinheiro, também. “Então, fazer uma revisão para garantir que está sendo aplicada a quantidade correta dos produtos é fundamental para evitar o desperdício e principalmente garantir um bom controle das pragas e doenças e garantir uma boa nutrição da lavoura”, diz Eduardo.

Pulverização pós-florada

E, na hora de preparar a calda para pulverização, não esqueça de colocar primeiro no tanque os produtos que são mais difíceis de dissolver (produtos em pó e os granulados). E, por último, colocar os mais fáceis de dissolver e usar um bom adjuvante. “Este preparo da calda correto também vai contribuir muito para uma maior eficiência dos produtos que serão aplicados.”