Veja os mitos sobre o consumo de café com limão
Previsão do Tempo
close
Previsão do Tempo
Veja os mitos sobre o consumo de café com limão

Veja os mitos sobre o consumo de café com limão

Nutricionista explica que algumas informações sobre a popular combinação estão equivocadas; confira os mitos do café com limão

2 minutos de leitura

Uma combinação ganhou popularidade nas redes sociais neste ano, porém, está cercada de informações equivocadas. Ao contrário do que muitos pensam e propagam na internet, misturar o café com o limão não é tão milagroso para a saúde, segundo explicou a nutricionista Mayara de Carli (CRN 16100388) ao portal Dicas de Mulher. Confira abaixo os mitos do café com limão.

Segundo a nutricionista, tanto o café quanto o limão já possuem benefícios separadamente, eles só se somam quando ingeridos juntos. “A vitamina C do limão, é um dos benefícios mais conhecidos por auxiliar no aumento da imunidade, atuando como um potencial antioxidante, favorecendo o combate aos radicais livres”, explicou Mayara de Carli ao portal.

Em relação ao café, ela acrescentou que ele “também é rico em antioxidantes, e assim como a vitamina C, pode ser um bom aliado no combate aos radicais livres”, diz.

Só que, em contrapartida, misturar os dois ingredientes não significa emagrecimento. Mas também não é nocivo à saúde de todos que consomem.

Confira os três mitos do café com limão:

  • A bebida não emagrece! De acordo com Mayara de Carli, é preciso ter um “contexto nutricional e físico para promover o emagrecimento de forma segura e eficaz. Afinal, não adianta tomar café com limão todos os dias de manhã e ter a rotina de uma pessoa sedentária, com a alimentação baseada em alimentos ultraprocessados, rico em açúcares e gorduras. É preciso mudar alguns hábitos”.
  • Não faz mal à saúde! “Exceto em pessoas que possuem gastrite, onde a cafeína é um nutriente que afeta o estômago. Alimentos ácidos como o limão, também não são indicados para pessoas com esse tipo de patologia. Para pacientes saudáveis não fará mal, porém, deve-se evitar os excessos”, diz Mayara.
  • O café com limão não acaba com a tosse. “Nesse caso, o limão entra na questão da imunidade e consequentemente auxilia no combate à gripe (tosse)”, reforçou a profissional.

Quando tomar

Em relação ao consumo da bebida, a nutricionista diz que, quanto ao limão, não há um horário específico para o consumo. Assim como tomar café uma vez ou outra não causa problemas. “Mas, para uma pessoa que está com níveis de ferro abaixo da normalidade, não é indicado o consumo do café com limão. Não por conta do limão, mas sim dos nutrientes existentes no café, por exemplo”.