Você sabe o que é o mix de plantas de cobertura?
Previsão do Tempo
close
Previsão do Tempo
Você sabe o que é o mix de plantas de cobertura?

Você sabe o que é o mix de plantas de cobertura?

Hub do Café explica o que é essa mistura de sementes e quais são seus benefícios

2 minutos de leitura

Você sabe o que são as plantas de cobertura? São plantas utilizadas nas entrelinhas do café. Além disso, existem diversas espécies que podem ser plantadas no café, sendo que cada espécie traz diferentes benefícios. Então, o ideal é associar as diferentes espécies para que se possa aproveitar as vantagens de cada uma.

Então, esta mistura de sementes é chamada de mix. Para facilitar a comercialização e o plantio, formula-se um mix de plantas de cobertura ideal para a lavoura de café.

Nesse sentido, o mix da Cooxupé é composto por:

– Brachiaria ruziziensis (Produção de biomassa e ciclagem de nutrientes)

– Crotalaria ochroleuca (Fixação de Nitrogênio)

– Milheto (Produção de biomassa e ciclagem de Potássio)

– Nabo Forrageiro (Descompactação e ciclagem de nutrientes)

– Crambe (Descompactação e ciclagem de nutrientes)

– Trigo Mourisco (Micorrização e solubilização de  Fósforo)

Plantas de cobertura

Além dos benefícios listados acima, as plantas também vão contribuir para o aumento da matéria orgânica do solo; bem como uma maior fixação de carbono; aumento dos inimigos naturais na área; maior desenvolvimento dos microrganismos do solo; redução da erosão; maior retenção de umidade; e supressão de plantas daninhas de difícil controle.

Todavia, dentre estas seis espécies do mix, a Brachiaria ruziziensis é a única planta perene. Então, depois de roçar a área, a Brachiaria rebrota e a área continua recebendo os seus benefícios.

Vale reforçar que o mix pode ser plantado entre os meses de outubro e março. A recomendação é 20 kg/hectare se plantar em área total, por exemplo, ou 7 a 10 kg/hectare se for plantar só nas entrelinhas do café.

Além disso, o mix está disponível na troca Cooxupé com pagamento em café em 2023. Desta forma, o cooperado já pode fazer o pacote completo para a lavoura. E está disponível também nas outras modalidades em reais no curto prazo ou à vista.