Você sabia que o café pode agir contra a depressão e proteger o fígado?

Você sabia que o café pode agir contra a depressão e proteger o fígado?

Saiba mais sobre os benefícios à saúde ao consumir um cafezinho

2 minutos de leitura

O portal Semana traz uma ótima notícia para os fãs de um cafezinho. Isso porque a Fundação Espanhola de Nutrição (FEN) destaca que a cafeína e os ácidos clorogênicos são compostos-chave neste alimento. E, dentre os benefícios, pode ajudar contra a depressão e proteger o fígado.

Pesquisa e depressão

Assim, a reportagem conta que a investigação científica concluiu que este alimento ajuda a prevenir a fadiga. Bem como outras condições como a depressão, melhorando o humor e a boa disposição. Ao mesmo tempo que promove a perda de peso.

De acordo com um estudo da Harvard University School of Public Health, um estilo de vida mais saudável é possível para quem bebe café. No entanto, com moderação. Ou seja, nada em excesso!

Conforme a FEN, o consumo regular também ajuda a prevenir certas doenças crônicas, como diabetes mellitus tipo 2 e doenças hepáticas.

Doenças cardiovasculares

A reportagem, ainda, aponta uma análise do National Institute of Health (NIH) dos Estados Unidos. O grupo era de mais de 400 mil pessoas, em um período de 14 anos.

A conclusão é que as pessoas que consumiam café diariamente reduziram o risco de morte por doenças cardiovasculares. Bem como outras condições, como acidente vascular cerebral, diabetes, infecções e lesões.

“Assim, a crença popular de que atribuiu a esta bebida um risco cardíaco aumentado devido ao efeito estimulante da cafeína parece não ter razão de ser. Por isso, especialistas em saúde cardiovascular não desaconselham seu consumo, mesmo em pacientes hipertensos”, especifica a Fundação Espanhola do Coração ao portal Semana.

Por sua vez, um estudo publicado na revista American Heart Association indica que o consumo de até quatro xícaras de café por dia tem um efeito cardioprotetor. E isso se deve aos antioxidantes.

“O café ocupa o sexto lugar na lista dos 50 alimentos que contêm mais antioxidantes, depois de amoras, nozes, morangos, alcachofras e mirtilos, de acordo com um estudo publicado no The American Journal of Clinical Nutrition . A sua contribuição de polifenóis, antioxidantes naturais, protege o organismo contra a oxidação celular e os possíveis danos causados pelos radicais livres”, afirma a Fundação Espanhola do Coração.

Nutrientes essenciais

O portal Semana ainda aponta um artigo publicado no jornal El Confidencial, da Espanha. Este garante que uma xícara de café contém riboflavina (vitamina B2), ácido pantotênico (vitamina B5), manganês, potássio, magnésio e niacina. “O café também é a maior fonte de antioxidantes na dieta ocidental, pois contém mais do que a maioria das frutas e vegetais”, diz o artigo.

Proteção do fígado

Por fim, a reportagem ainda mostra que o café também traz benefícios valiosos ao organismo. Como, por exemplo, a proteção do fígado.

Isso porque duas análises citadas pela FEN mostram que o consumo de mais de duas xícaras diárias de café em pacientes com doença hepática está associado a menor incidência de fibrose, cirrose e hepatocarcinoma, além de mortalidade.

“O consumo de café diminui a rigidez causada pela doença hepática não alcoólica (NASH) e hepatite B e C”, conclui a Fundação Espanhola de Nutrição, conforme o portal Semana.


Tags: